Pasta Conheça as Duplas de Candidatos

DUPLAS DE CANDIDATOS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO

DUPLA Nº 2 - TCDF

Titular - Caio Filipe Costa Barros

Caio Felipe

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Controle Externo pela Universidade de Brasília (UnB) e graduando em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Atuou com Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União (CGU) e Auditor Interno na UFPE. É Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) desde 2015.

 

 

Suplente - Marcelo Balbio Moraes

Marcelo Balbino

Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou como Oficial Engenheiro na Força Aérea Brasileira (FAB). É Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) desde 2012.

 

 

 

PROPOSTA

A implementação da previdência complementar no Distrito Federal representou um importante marco para a modernização e a sustentabilidade do sistema previdenciário dos servidores distritais. Não há dúvida de que, se bem gerida, a previdência complementar fechada constitui relevante instrumento de proteção e acumulação patrimonial, contribuindo para a manutenção do poder aquisitivo dos participantes e suas famílias.

Todavia, é determinante para a sustentabilidade dessa estratégia previdenciária que vulnerabilidades e riscos sejam permanentemente combatidos, a exemplo dos episódios recentes envolvendo falhas de governança e suspeitas de fraudes em fundos de pensão. É nesse contexto que nós, candidatos do TCDF ao Conselhos Deliberativo e Fiscal, buscaremos nos empenhar no aprimoramento da recém criada DF-Previcom. Entendemos que, em razão da sua breve existência, há diversos aspectos de governança, de controles internos, de gestão de riscos e de transparência que podem ser adotados e/ou aperfeiçoados, de acordo com as melhores práticas identificadas no setor. Nossa missão é trabalhar para a internalização desse arcabouço normativo e cultural, robustecendo as linhas de defesa da instituição, de forma que a DF-Previcom possa ser reconhecida pela qualidade e credibilidade da sua gestão. Podem contar conosco!


DUPLA Nº 3 - CLDF

Titular - Bairon Emiliano Pereira da Silva

Engenheiro Mecânico, servindo na Diretoria de Administração e Finanças da CLDF, como Consultor Técnico Legislativo. Fui oficial do CBMDF por 2 anos e por 8 anos oficial da Marinha do Brasil. Professor de Engenharia mecânica e coach para concursos. 

 

 

Suplente - Daniel Luchine Ishihara

Servidor da CLDF, mestre em Direito, professor de Direito Administrativo. Fui diretor administrativo e financeiro da CLDF, Ordenador de Despesas (SUAG) em duas Secretarias de Estado e chefe da AJL no GDF.

 

 

PROPOSTA​

Vote #3 para uma DF-Previcom mais transparente, sob um modelo de gestão eficiente, livre de interferências políticas e focado nos participantes. Defendemos uma política de investimentos potencializadora da rentabilidade e batalharemos pela criação do Benefício Especial para estimular a migração de servidores para tornar o fundo mais seguro e robusto. Também buscaremos a criação de critérios técnicos rigorosos para nomeações de cargos nos quadros internos e a atenção às peculiaridades das carreiras da Câmara Legislativa, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Governo do Distrito Federal.


DUPLA Nº 6 - EXECUTIVO

Titular - Evandro Porfirio Pereira

Graduado em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Gestão e Planejamento Público é Especialista em Assistência Social – Contador e atualmente exerce o cargo de Diretor de Contabilidade e Finanças da Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB. Foi ainda contador júnior na Fundação Sistel de Seguridade Social, contador chefe da CODHAB e da CEASA-DF. Profissional certificado pela ANBIMA CPA-20.

 

 

Suplente - Alexandre Henrique Pereira Pedroso

Administrador de Empresas e Gestão Financeira, com MBA em Gestão Financeira/Controladoria e Auditoria é Analista em Assistência Social. Atuou como Gerente de Pessoa Física do Bradesco. Ocupou ainda os cargos de  Diretor de Contratos e Convênios da SEDEST e de Coordenador do Fundo de Assistência Social. Atualmente é Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Mulher.

 

 

PROPOSTA

A reforma da previdência no âmbito do Governo do Distrito Federal trouxe novas regras que exigem do servidor público uma postura que priorize o planejamento financeiro para a aposentadoria por meio da previdência complementar, com o objetivo manter seu padrão de renda e garantir um futuro seguro e tranquilo. O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da gestão da Fundação, cabendo-lhe fixar os objetivos e políticas previdenciais, por meio de diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração. Nesse sentido, as propostas da chapa nº 6 têm como premissa garantir aos participantes da DF-PREVICOM uma fundação sólida, eficiente e competitiva, capaz de fazer a gestão do nosso patrimônio previdenciário de forma segura e transparente. Um dos pontos mais preocupantes na gestão de entidades de previdência de entes públicos federais ou estaduais é a interferência política. Para tentar coibir esse tipo de risco, nossa proposta tem como base a não atividade político-partidária dos Membros Colegiados. Uma gestão eficiente não pode estar dissociada da transparência e da prestação de contas, com a finalidade de consolidar a reputação da DF-PREVICOM. Por ser uma fundação nova, criada em 2018, é necessário captar profissionais experientes, com prática no mercado. Para este fim, propomos a realização seleção pública para compor os quadros da fundação. 

Propomos o fortalecimento das políticas de investimentos por meio da escolha do Diretor de Investimentos com efetiva experiência profissional na área, visando garantir eficiência na gestão dos recursos alocados no mercado de capitais.
A continuidade dos serviços prestados pela DF-PREVICOM deverá levar em consideração a robustez das suas receitas para que possa fazer frente às suas despesas com objetivo de alcançar o ponto de equilíbrio e viabilizar a realização de concurso.
Desta forma, a reforma da previdência trouxe desafios atribuindo maior relevância à Previdência Complementar. Por isso, nossas propostas visam a construção de uma entidade moderna, eficiente e competitiva, para que ela cumpra seu papel de valorização dos participantes, que devem ser protagonistas na gestão do seu plano de aposentadoria.


DUPLAS DE CANDIDATOS PARA O CONSELHO FISCAL


DUPLA Nº 1 - TCDF

Titular - Julio Maurício Pinho Ribeiro Junior


Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília,  especialista em Gestão Pública pela  Faculdade de CIências de Wenceslau Braz – Facibra  . Atuou como Auditor de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Analista Judiciário no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Analista Administrativo na Agência Nacional de Petróleo (ANP). É Analista de Administração Pública do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) desde 2014. 

 

 

Suplente - Carlos Gustavo de Melo Cavalcante

Carlos Gustavo
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). É Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) desde 2015.

 

 

 

PROPOSTA

A implementação da previdência complementar no Distrito Federal representou um importante marco para a modernização e a sustentabilidade do sistema previdenciário dos servidores distritais. Não há dúvida de que, se bem gerida, a previdência complementar fechada constitui relevante instrumento de proteção e acumulação patrimonial, contribuindo para a manutenção do poder aquisitivo dos participantes e suas famílias. Todavia, é determinante para a sustentabilidade dessa estratégia previdenciária que vulnerabilidades e riscos sejam permanentemente combatidos, a exemplo dos episódios recentes envolvendo falhas de governança e suspeitas de fraudes em fundos de pensão. É nesse contexto que nós, candidatos do TCDF ao Conselhos Deliberativo e Fiscal, buscaremos nos empenhar no aprimoramento da recém criada DF-Previcom. Entendemos que, em razão da sua breve existência, há diversos aspectos de governança, de controles internos, de gestão de riscos e de transparência que podem ser adotados e/ou aperfeiçoados, de acordo com as melhores práticas identificadas no setor. Nossa missão é trabalhar para a internalização desse arcabouço normativo e cultural, robustecendo as linhas de defesa da instituição, de forma que a DF-Previcom possa ser reconhecida pela qualidade e credibilidade da sua gestão. Podem contar conosco!


DUPLA Nº 4 - EXECUTIVO

Titular - Evandro Vieira Hamann

Graduado em Ciências Contábeis pela UnB, MBA em Normas Internacionais de Contabilidade – FIPECAFI, Mestre em Ciências Contábeis pela UNB, Membro da Academia de Ciências Contábeis do DF (ACICON-DF). Atualmente Auditor de Controle Interno da Secretaria de Economia do DF (Gerente de Autarquias e Fundações). Conta com experiência de 10 anos como professor e coordenador Universitário do curso de Ciências Contábeis (UnB, Estácio, Unieuro), de 5 anos de experiência em auditoria externa (KPMG/BDO e Audiger), de 7 anos no Superior Tribunal de Justiça – STJ (Orçamento e finanças e Auditoria), 2 anos de experiência no Ministério da Saúde como Contador.

 

Suplente - Marcio de Rezende Martinho

Marcio Rezende

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, tendo realizado Pós Graduação na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Atualmente exerço o cargo de Auditor de Controle Interno do Governo do Distrito Federal, atuando principalmente com elaboração de normas e procedimentos contábeis aplicado ao Setor Público aplicado ao Governo do Distrito Federal, como Gerente de Procedimentos Contábeis da Subsecretaria de Contabilidade.

 

PROPOSTA

I – Aumentar a capacidade técnica de gestão financeira para examinar corretamente as demonstrações contábeis da DF-PREVICOM e também as contas da Diretoria-Executiva;

II- Independência da gestão para identificar possíveis irregularidades contábeis;

III – Fomentar a transparência da gestão financeira, avaliar os controles internos e os controles operacionais de modo a melhorar a governança do DF-PREVICOM;

IV – Fiscalizar os Demonstrativos contábeis, controles da gestão orçamentária, financeira e operacional;

V – Compromisso exclusivo com os associados para uma melhor gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, visando nossa aposentadoria.


DUPLA Nº 5 - CLDF

Titular - Ranieri Jose Dantas Severiano

Ranieri Jose

Consultor Técnico Legislativo da área Análise de Sistemas há 11 anos, trabalha com projetos e contratações de TI, formado em Ciência da Computação pela UnB, graduando em Contábeis, nomeado em 2006 para Perícia Criminal da Polícia Federal, um incansável estudante e fascinado pelo mercado financeiro.

 

 

 

Suplente - Camila de Fátima Campos Damázio

Camila Fatiam

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Contabilidade Governamental, exerce o cargo de Consultora Técnico-Legislativa (Contadora) na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Sua atuação prévia como analista na Fundação de Previdência FUNPRESP-EXE e como auditora (agente de fiscalização) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reforçam a experiência necessária para participar de forma ativa do Conselho Fiscal da DF-PREVICOM.

 

PROPOSTA

1. Fortalecimento da Governança

 - Acompanhar e avaliar o modelo de governança corporativa

 - Implantar o programa de conformidade com auditoria prévia, concomitante e subsequente

 - Integrar-se com o Conselho Deliberativo para tratar dos mecanismos de conformidade aplicáveis às inovações trazidas pela regulação 

2. Eficiência e Responsabilidade

- Fiscalizar a gestão por meio de sistemas integrados

- Aferir o atingimento das metas de desempenho e de resultados dos planos e dos gestores

3. Transparência

- Transmitir, sempre que possível, as reuniões do Conselho Fiscal

- Publicar atas de reunião do Conselho Fiscal

- Exigir a correta atribuição de nível de acesso dos documentos, privilegiando o acesso público

- Fiscalizar a seleção pública dos dirigentes, das chefias e dos cargos providos por meio de concurso para a DFPREVICOM

4. Defesa dos interesses dos participantes

- Fiscalizar a filiação partidária e a execução de atividades político-partidárias de diretores e de membros dos colegiados

- Aferir e projetar o equilíbrio financeiro e atuarial, sinalizando os desvios da projeção

5. Fortalecimento da política de investimento

- Fiscalizar a implementação da política de investimento pelo Diretor de Investimentos

- Avaliar as justificativas de aplicação definidas pelo Comitê de Investimentos

- Inspecionar a composição da carteira dos ativos estruturados investidos

- Analisar as demonstrações financeiras dos fundos de investimento

- Avaliar os indicadores quantitativos (sharp, pain, melao, sortino, etc) dos ativos investidos

- Observar a performance dos ativos em janelas longas (de 3 a 5 anos)

- Acompanhar a composição do passivo dos fundos de investimentos, a evolução do patrimônio líquido, a velocidade de captação ou de resgate, a rotatividade da equipe de gestão, o histórico dos gestores, o tempo de implementação dessa estratégia

- Avaliar o grau de diversificação e de correlação da carteira de investimento

- Acompanhar o grau de risco dos emissores dos ativos investidos

Documentos


Acompanhe as nossas redes sociais   

logo rodape

 Baixe nosso aplicativo

playstore AppStore

Entre em Contato

Telefone: (61) 3550-7592
Email: atendimento@df-previcom.df.gov.br
Endereço: SCN Qd. 05 - Centro Empresarial Brasília Shopping and Towers, Torre Norte, Sala 1226 - Brasília - Cep 70.715-900
CNPJ: 32.169.883-0001-54

Image
Image

Abraap Logo

Previc Logo