A DF-PREVICOM, em parceria com a Funpresp-Exe e a Funpresp-Jud, realiza a 1ª edição do Seminário de Previdência Complementar do Servidor Público, "Quem Planeja, Realiza".
No dia 27 de novembro, aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça Militar (PGJM) a primeira edição do Seminário de Previdência Complementar do Servidor Público. O evento contou com a participação de mais 600 pessoas e foi organizado pelas três Fundações de Previdência Complementar: DF-PREVICOM, Funpresp-Exe e Funpresp-Jud. O encontro teve como tema central a educação financeira voltada para os servidores públicos e ressaltou a importância do planejamento a longo prazo para garantir a segurança financeira na aposentadoria.
A abertura do seminário contou com a presença dos diretores-presidentes das três fundações organizadoras. Daniel Evaldt, Diretor-Presidente da DF-PREVICOM, destacou a relevância de um bom planejamento financeiro, enfatizando que "planejar não é apenas escolher caminhos, é saber qual é o melhor caminho", deixando claro o propósito do evento de orientar os participantes sobre como realizar escolhas financeiras mais assertivas. Cícero Dias, Diretor-Presidente da Funpresp, e Amarildo de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, também participaram da abertura.
Painéis abordam desafios e tendências na previdência complementar
O seminário foi dividido em três painéis, cada um com foco em questões importantes relacionadas ao futuro da previdência e da necessidade de uma boa educação financeira para os servidores públicos.
O primeiro painel, mediado pelo Diretor de Administração da Funpresp-Jud, Marco Antônio Garcia, abordou o tema "Educação Financeira e Cidadania: Iniciativa e Desafios" e teve como palestrante a Chefe da Divisão de Educação Financeira do Banco Central, Ana Márcia Fonseca.
Durante sua apresentação, Ana Márcia explicou a relevância do planejamento financeiro e abordou o modo como ele pode impactar diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. O painel também contou com a palestra de Aquiles Mosca, CEO do BNP Paribas Asset, que discutiu o risco financeiro associado ao crescente fenômeno das casas de apostas virtuais, também conhecidas como bets.
O segundo painel, moderado pela Diretora de Seguridade da Funpresp-Exe, Regina Dias, teve como tema “Demografia e Previdência - Tendências e Desafios”. Cássio Turra, professor titular do Departamento de Demografia da UFMG, foi o profissional escolhido para dar uma análise detalhada sobre o impacto das tendências demográficas no sistema de previdência. Ele também discutiu a influência do envelhecimento da população nos modelos de aposentadoria e suas consequências.
O terceiro painel, que tratou do tema “Investimentos – Cenários e Políticas”, foi moderado pelo Diretor-Presidente da Funpresp-Exe, Cícero Dias. O painel contou com a participação de Getúlio Ost, Head da Gestão de Fundos de Renda Fixa na SulAmérica, e de Nilza Morais, Diretora de Investimentos da DF-PREVICOM.
Para ilustrar os desafios da educação financeira no Brasil, Nilza Morais destacou a volatilidade do mercado e a dificuldade que muitos brasileiros têm em lidar com os riscos financeiros. Segundo ela, "o brasileiro não está muito acostumado a riscos". A especialista também explicou que, por isso, o grande desafio para os gestores de previdência complementar é explicar a importância dos investimentos de longo prazo e suas variações no mercado. “Volatilidade faz parte do jogo. O importante é entregar resultados no longo prazo”, concluiu.
O Seminário de Previdência Complementar do Servidor Público se destacou não apenas pela relevância dos temas discutidos, mas também pela grande adesão do público, que demonstrou interesse em se aprofundar nos conceitos de educação financeira, planejamento previdenciário e investimentos. Ao realizar esse evento, as Fundações puderam promover a conscientização e o preparo financeiro dos servidores públicos, ajudando-os a garantir um futuro mais seguro e estável.