Somos mais de 4 mil Participantes no Plano DF-Previdência
A DF-PREVICOM atingiu mais um marco significativo na construção do Regime de Previdência Complementar do Distrito Federal - RPC/DF. Somos agora 4173 participantes no Plano DF-Previdência. Este marco foi atingido em pouco mais de 5 anos, após a aprovação do Plano pelo órgão de fiscalização e supervisão do setor de EFPCs, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, em março de 2019.
Para o Diretor-Presidente da DF-PREVICOM, Daniel Evaldt, este momento é muito especial, pois o Plano DF-Previdência, que inaugurou o RPC-DF, surgiu pouco antes da Pandemia e as restrições fiscais que surgiram para enfrentá-la dificultaram as nomeações por parte do Governo do Distrito Federal por um longo período. “Durante a Pandemia, o GDF, praticamente, só nomeou profissionais para a Secretaria de Saúde, o que atrasou as expectativas de crescimento do Plano naquele período. Mas a partir de 2022, houve muitas nomeações tanto no Poder Executivo, quanto no Poder Legislativo, o que superou as expectativas da Diretoria da Entidade para o ano de 2024”, afirma o Diretor-Presidente da DF-PREVICOM.
O Plano DF-Previdência, exclusivo para os servidores públicos estatutários do DF, forma um grupo bastante jovem, com expectativa de pagamento de benefícios somente para daqui a muitos anos, o que permitirá que o Plano continue acumulando recursos e aproveitando as oportunidades nos mercados de capitais e financeiros.
A faixa etária predominante está entre 31 e 40 anos, que representam 59,6% do total. Além disso, a composição por gênero revela que 61,8% dos participantes são mulheres, com um total de 2.581, enquanto os homens somam 1.592, representando 38,2%. As mulheres predominam nas faixas etárias de 31 a 40 anos, com uma participação significativa de 20,2% na faixa de 31 a 35 anos e 16,5% na faixa de 36 a 40 anos. Entre os homens, a faixa etária com maior participação também está entre 31 e 35 anos, com 12,8%, seguida da faixa de 36 a 40 anos, com 10,1%.
As principais carreiras que compõem a base são de médicos, com 881 participantes, seguidos por enfermeiros, com 668, e professores de educação básica com 434. Os demais participantes estão distribuídos por órgãos do executivo do GDF, da CLDF e da DPDF.
Na divisão por patrocinadores, o Poder Executivo (GDF) lidera com 3.554 participantes, seguido pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) com 402, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) com 158 e a Defensoria Pública do DF (DPDF) com 59. Destaca-se também a Secretaria de Saúde do DF, que possui o maior número de participantes do Plano DF-Previdência, totalizando 1.982 participantes.
O crescimento do plano é evidenciado pelo patrimônio acumulado, que recentemente ultrapassou a marca de R$ 100 milhões. Com esses resultados, a DF-PREVICOM reafirma sua missão de garantir um futuro de segurança previdenciária e prosperidade para os servidores públicos do Distrito Federal e suas famílias.